As obras iniciadas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, na tarde desta sexta-feira (16/4), em Contagem, vão complementar a rede de esgoto no bairro Tupã. A intervenção acontece após articulações feitas pela prefeita Marília Campos, que se reuniu com a direção da empresa e pediu que a demanda fosse tratada de forma prioritária.
Segundo a Subsecretaria de Manutenção da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, no primeiro momento, a Prefeitura de Contagem vai fazer o acompanhamento. “Será um trabalho a quatro mãos. Assim que a Copasa terminar a rede de esgoto, a Prefeitura vai realizar a drenagem e de pavimentação nas vias do bairro”, explicou o subsecretário Jaci Cota Teixeira.
De acordo com o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista, a obra da rede de esgoto chegou a ser iniciada em 2015, mas foi interrompida. Somente agora, a Prefeitura conseguiu garantir a continuidade das obras tão desejadas pela comunidade local. "Além de garantir a rede de esgoto em todas as moradias, que atualmente utilizam fossas, as obras vão permitir que na sequência a Prefeitura realize intervenções no bairro reivindicadas há décadas pela população”, ressaltou.
Preservação do meio ambiente
A nova rede da Copasa será ligada à Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Nova Contagem. A medida dá ainda mais importância à obra, porque vai possibilitar que no futuro, as fossas utilizadas nas residências sejam desativadas.
Dessa forma, será evitada a contaminação do lençol freático e da bacia hidrográfica que abastece a represa Vargem das Flores, considerada a caixa d’água de Contagem e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.